domingo, 16 de maio de 2010

Alimentação SA - Documentário da Semana #1

Seguindo a boa tradição de Jellyfish de publicar uma animação todos os sábados - Saturday Morning Cartoon - vou tentar publicar um documentário todos os Domingos. Isto porque o Domingo à noite é a altura perfeita para nos aconchegarmos no sofá e ver um documentário interessante que nos estimule a mente e nos proporcione conversa de café suficiente para o resto da semana.

Além dos documentários já publicados aqui - imprescindiveis - e o excelente filme Network, vão ter disponível todos os Domingos, um documentário/filme que estimule o raciocínio (pelo menos vou tentar). A partir de hoje temos a rubrica (uh lá lá) Documentário da Semana.

Sempre que possível tentarei arranjar videos com legendas em português. Sempre que possível tentarei arranjar links para se ver o documentário inteiro online, mas haverá documentários em que só o trailer estará disponível e ficarei eternamente agradecida a quem me encontrar o link do vídeo inteiro (sem cooperação não somos abelhas não somos nada).

Conto com a vossa excelente capacidade de critica ao verem seja o que for, isso também inclui documentários.

Para hoje escolhi o documentário Alimentação SA (Food Inc) finalmente com legendas em português graças à querida Plataforma Transgénicos Fora. Já o tinha mencionado há um ano aqui, mas levou um tempo até o conseguir encontrar online com legendas. Este doc demorou três anos a ser feito, ganhou vários prémios e foi nomeado para melhor documentário do Óscar 2010. Como o titulo faz transparecer o filme foca os problemas da actual industrialização alimentar, desde a carne aos vegetais (como milho e soja) e as suas consequências na saúde. Com uma forte campanha de marketing, Food Inc tornou-se num dos mais polémicos documentários da actualidade. Aconcheguem-se :)



Site oficial do filme: "não voltarão a olhar para o jantar da mesma forma"

12 comentários:

Manuela Araújo disse...

Olá Ecila

Nunca cheguei a acabar de ver o documentário sem legendas. Assim, será mais fácil. Obrigada. Em breve divulgo também lá no blogue.

Beijinhos

Anônimo disse...

Já vi... há uns tempos!

maybe disse...

I'm appreciate your writing style.Please keep on working hard.^^

Helena Araújo disse...

Obrigadíssima!
Fica aqui marcado para ver com calma.
Se for do género de "we feed the world", acho que me vou tornar anoréxica...

GoncaloCV disse...

thanks, copiei para o meu.

Manuela Araújo disse...

Foi muito mais fácil ver com legendas, obrigada.
Cá pela Europa já é muito mau, mas nos EUA parece ser pior. O poder das grandes corporações é medonho, assustador, imoral, e o pior é a ignorância da maioria das pessoas.
Eles não respeitam os animais, nem a natureza, nem o ambiente, nem os trabalhadores, nem os consumidores!
Muito bom o documentário, devia passar nas televisões todas em horário nobre!

Um abraço

Manuela Araújo disse...

Estas horas destes comentários estão estranhas. Por aqui são 00:16 do dia 18/05/2010 :) Boa noite

ecila disse...

Olá Manuela, tem razao, os EUA nao respeitam a natureza, o esclarecimento do publico quanto a estas questoes tem uma diferenca abismal entre a populacao americana e a europeia. As pessoas nao sao informadas nem ensinadas nesse sentido. Seria muito bom que o documentário passasse na televisao, principalmente nos canais de audiência. Muito obrigada pela partilha :-)
P.S. nao faco ideia o que estará errado com as horas dos comentários?!? estranho... obrigada pela chamada de atencao :)

ecila disse...

voz a 0 db, eu já o vi várias vezes também :-)

ecila disse...

maybe, thank you very much :-)

ecila disse...

Helena, he he, ter conhecimento das verdades juntamente com o ter uma consciência leva a grandes mudancas na vida. Acredito que mudancas muito positivas. Ao seguir uma alimentacao saudável e consciente, perder peso é quase inevitável para quem tenha peso a mais. O corpo restabelece o seu verdadeiro peso. Como anorexia nao faz parte de um peso saudável, é capaz de se safar he he ;-)

ecila disse...

G! you're welcome :-)