sábado, 1 de maio de 2010

Vai mas é plantar girassois


Hoje grande dia 1 de Maio juntem-se em grupos e plantem girassois em todos os recantos abandonados que encontrem. Vejam os detalhes na página do The Guerrilla Gardening.

Como não me estava a ver ir sozinha plantar girassois na Alemanha ("estrangeira apanhada a plantar girassois no centro da cidade" ha ha ha) tentei encontrar pessoas que quisessem participar. Estranhos, porque os meus amigos daqui não sentem as mesmas motivações (não me julguem por com quem ando, esse é o meu lema). Embora sejam uns queridos claro. Não recebi resposta até ontem e só vi o mail agora. Já telefonei e lá vamos nós, dois gatos pingados desconhecidos, armados de sementes, água e ancinho para plantar nos sítios livres que encontremos pela cidade (não devem ser muitos). Acho que acabei de iniciar a guerrilla-gardening na cidade alemã onde vivo (ena!). Nao é uma ideia muito original na Alemanha, porque sinceramente, as pessoas aqui fazem muito guerrilla gardening. Para os alemães é apenas normal plantar flores em qualquer sitio com terra perto de casa. Vejo isso por todo o lado e vejo os meus vizinhos alemães fazerem o mesmo. Calculo que este evento faça mais sentido em Portugal, por exemplo, países onde as cidades são grandes blocos de betão e as pessoas perderam a ligação à terra. De qualquer forma, cá vou pelo simbolismo do evento. E eu a pensar que ia passar o dia 1 de Maio em frente ao computador a trabalhar...
Para quem, como eu, não faz a mínima ideia de como estas coisas funcionam vejam o vídeo abaixo. Pelos vistos não há nada mais fácil. 

Vou levar máquina fotografica e depois "posto" aqui algumas sequências :)
 Imagem daqui.

4 comentários:

Mjay disse...

Olá! Sou brasileira e estava em busca de como plantar girássois hoje, seu blog foi muito útil.

boa sorte com seu plantio!

ntozei disse...

Muito interessante. Mas plantam em qualquer lugar público (parques, ruas, avenidas, etc.)? Ou pedem autorização antes? Existe abertura pra isso ocorrer livremenete, aí? Digo, não aparece ninguém dizendo que não pode? E nem ninguém pra arrancar, depois que nascem?

Minha internet anda péssima. Não consigo carregar o vídeo em um tempo adequado.
--
Bom trabalho! Aguardo as fotos! Girassóis são belos de ver em fotografias. Pessoalmente, eles me fazem espirrar absurdamente rs.

ecila disse...

Mjay, obrigada, foi muito giro (giro=legal). Nao há coisa mais fácil do que plantar girassois! Alem de serem plantas muito robustas.

notzei, plantamos em qualquer lugar no centro da cidade desde que tenha terra e que nao esteja utilizado. Nao pedimos autorizacao, é um evento que simboliza nao só o aumento de espacos verdes na cidade, mas também a auto-responsabilizacao por esses espacos e a reaproximacao do citadino à terra e à agricultura urbana. Afinal, a terra abandonada e vazia é um desperdicio de espaco com potencialidade.
No nosso caso vieram ter connosco pessoas curiosas sobre o que estavamos a fazer. Quando lhes explicámos, ficaram muito entusiasmadas e agradeceram-nos pela iniciativa :-) E nao vale só para girassois (em relacao à tua alergia, tadinha), nós plantámos muitas outras coisas (até porque tinhamos poucas sementes de girassol).

ntozei disse...

Entendi, Ecila. É uma ótima iniciativa!