domingo, 16 de maio de 2010

Alimentação SA - Documentário da Semana #1

Seguindo a boa tradição de Jellyfish de publicar uma animação todos os sábados - Saturday Morning Cartoon - vou tentar publicar um documentário todos os Domingos. Isto porque o Domingo à noite é a altura perfeita para nos aconchegarmos no sofá e ver um documentário interessante que nos estimule a mente e nos proporcione conversa de café suficiente para o resto da semana.

Além dos documentários já publicados aqui - imprescindiveis - e o excelente filme Network, vão ter disponível todos os Domingos, um documentário/filme que estimule o raciocínio (pelo menos vou tentar). A partir de hoje temos a rubrica (uh lá lá) Documentário da Semana.

Sempre que possível tentarei arranjar videos com legendas em português. Sempre que possível tentarei arranjar links para se ver o documentário inteiro online, mas haverá documentários em que só o trailer estará disponível e ficarei eternamente agradecida a quem me encontrar o link do vídeo inteiro (sem cooperação não somos abelhas não somos nada).

Conto com a vossa excelente capacidade de critica ao verem seja o que for, isso também inclui documentários.

Para hoje escolhi o documentário Alimentação SA (Food Inc) finalmente com legendas em português graças à querida Plataforma Transgénicos Fora. Já o tinha mencionado há um ano aqui, mas levou um tempo até o conseguir encontrar online com legendas. Este doc demorou três anos a ser feito, ganhou vários prémios e foi nomeado para melhor documentário do Óscar 2010. Como o titulo faz transparecer o filme foca os problemas da actual industrialização alimentar, desde a carne aos vegetais (como milho e soja) e as suas consequências na saúde. Com uma forte campanha de marketing, Food Inc tornou-se num dos mais polémicos documentários da actualidade. Aconcheguem-se :)



Site oficial do filme: "não voltarão a olhar para o jantar da mesma forma"

12 comentários:

Manuela Araújo disse...

Olá Ecila

Nunca cheguei a acabar de ver o documentário sem legendas. Assim, será mais fácil. Obrigada. Em breve divulgo também lá no blogue.

Beijinhos

voz a 0 db disse...

Já vi... há uns tempos!

maybe disse...

I'm appreciate your writing style.Please keep on working hard.^^

Helena disse...

Obrigadíssima!
Fica aqui marcado para ver com calma.
Se for do género de "we feed the world", acho que me vou tornar anoréxica...

G! disse...

thanks, copiei para o meu.

Manuela Araújo disse...

Foi muito mais fácil ver com legendas, obrigada.
Cá pela Europa já é muito mau, mas nos EUA parece ser pior. O poder das grandes corporações é medonho, assustador, imoral, e o pior é a ignorância da maioria das pessoas.
Eles não respeitam os animais, nem a natureza, nem o ambiente, nem os trabalhadores, nem os consumidores!
Muito bom o documentário, devia passar nas televisões todas em horário nobre!

Um abraço

Manuela Araújo disse...

Estas horas destes comentários estão estranhas. Por aqui são 00:16 do dia 18/05/2010 :) Boa noite

ecila disse...

Olá Manuela, tem razao, os EUA nao respeitam a natureza, o esclarecimento do publico quanto a estas questoes tem uma diferenca abismal entre a populacao americana e a europeia. As pessoas nao sao informadas nem ensinadas nesse sentido. Seria muito bom que o documentário passasse na televisao, principalmente nos canais de audiência. Muito obrigada pela partilha :-)
P.S. nao faco ideia o que estará errado com as horas dos comentários?!? estranho... obrigada pela chamada de atencao :)

ecila disse...

voz a 0 db, eu já o vi várias vezes também :-)

ecila disse...

maybe, thank you very much :-)

ecila disse...

Helena, he he, ter conhecimento das verdades juntamente com o ter uma consciência leva a grandes mudancas na vida. Acredito que mudancas muito positivas. Ao seguir uma alimentacao saudável e consciente, perder peso é quase inevitável para quem tenha peso a mais. O corpo restabelece o seu verdadeiro peso. Como anorexia nao faz parte de um peso saudável, é capaz de se safar he he ;-)

ecila disse...

G! you're welcome :-)