domingo, 21 de junho de 2009

TURN THEM OFF

"Right now, there is a whole, an entire generation that never knew anything that didn't come out of this tube. This tube is the gospel, the ultimate revelation; this tube can make or break presidents, popes, prime ministers; this tube is the most awesome goddamn propaganda force in the whole godless world, and woe is us if it ever falls into the hands of the wrong people (...)"

O filme Network é um dos filmes mais poderosos de sempre. Tem um script tão bom que até é difícil de acreditar que não seja um livro. Li na wiki que em 2006 o script do Netwotk foi votado como um dos melhores scripts de sempre pelo The Writers Guild of America. Não é dos filmes que mais passam na TV, vá-se lá saber porquê (estou a ironizar é claro, depois de o verem sabem logo porquê). Foi feito em 1976, e isso, para mim, também é estranho, pois Portugal acabava de dar os primeiros passos na liberdade e soa-me a uma época em que a TV ainda não tinha um peso muito grande na vida das pessoas. Mas devo estar enganada, porque este filme podia ter sido feito agora em 2009. A sua actualidade é impressionante. Mais do que impressionante, acho mesmo que este filme foi feito em 1976 para ser visto em 2009. Para Portugal deve ser dos filmes mais indispensáveis do momento. Deixo-vos o link onde o podem ver na integra (em inglês e sem legendas) e abaixo fica uma das minhas cenas preferidas (reparem na imagem dos candeeiros em série, muito, mas mesmo muito bom).



2 comentários:

Manuela Araújo disse...

Olá Ecila

Um ano e um dia depois, vi este post e o extracto do filme. Muito interessante, acutilante e actual. Logo que possa, vou ver o filme todo. De 1976? Parece de 2010!
Um abraço

ecila disse...

Olá Manuela :)
É um dos meus filmes preferidos! Mais actual é impossivel. Chego a pensar que o filme foi feito dentro de uma máquina do tempo ;) ou isso ou o mundo nao mudou nada, o que é assustador...