quarta-feira, 19 de maio de 2010

Nova abordagem no combate ao cancro

William Li apresenta uma nova abordagem ao tratamento do cancro e outras doenças: a Anti-angiogenesis (anti-angiogênese?), que previne o crescimento dos vasos sanguíneos que alimentam o tumor. O passo mais importante neste processo: comer alimentos anti-cancerígenos que impedem o crescimento de vasos sanguíneos fornecedores do tumor e combatem o cancro usando o seu próprio jogo.

William Li está à frente da Fundação Angiogenese, uma fundação sem fins lucrativos que visa re-conceptualizar a luta contra as doenças de forma global: integrando doentes, médicos e profissionais de saúde através da partilha de conhecimento sobre tratamentos baseados em angiogenese, dietas e estilos de vida.

Muitas das doenças mais devastadoras da nossa sociedade - cancro, doenças cardiovasculares, diabetes, Alzheimer, etc - têm um denominador comum: uma problemática de angiogênese - crescimento de novos vasos capilares (a partir dos já existentes). As complicações de saúde surgem devido a um crescimento excessivo ou insuficiente de vasos capilares. Em conjunto com o cirurgião (de Harvard) Judah Folkman que foi pioneiro no estudo da angiogênese, William Li aprendeu que os tratamentos baseados neste processo ajudam os doentes a curar várias doenças pois reestabelecem o balanço no crescimento de vasos sanguíneos.

Textos originais aqui e aqui

Abaixo poderão ver a sua apresentação no TED:



Reparem no contributo dos animais nesta descoberta. Não através da experimentação animal comum (frequentemente de forma inútil, como lemos aqui), mas experimentando esta nova terapia em animais de estimação e outros que iriam ser eutanizados por terem tumores graves. Isto é o que eu chamo de aproveitamento inteligente e ético-moral de recursos. Verificou-se uma melhoria das suas condições em 60% dos casos (incluindo o caso de sucesso do golfinho Guiness com 20 anos de idade).

Encontram abaixo a lista de substâncias antiangiogenicas apresentadas por William Li e disponível no site do TED:

"Imagine that one medical advancement held the promise to conquer cancer, perhaps within your lifetime … the potential to also end more than 70 of life's most threatening conditions, affecting one billion people worldwide. This is the promise of angiogenesis, the first medical revolution of the 21st century."
William Li

Esperemos que ele tenha razão.

2 comentários:

Helena Araújo disse...

red wine?
vou já abrir uma garrafinha de profilático...
;-)

ecila disse...

Helena, nada como um profilático que se beba de bom grado he he :-)