quarta-feira, 12 de maio de 2010

Paixões

Uma delas são as abelhas, as polinizadoras por excelência do planeta.


"An Unfinished Story" uma curta animação sobre Colony Collapse Disorder (CCD)

Do site no youtube: "Colony Collapse Disorder (CCD) is a poorly understood phenomenon involving the massive die-off of a beehive or bee colony. CCD was originally found only in colonies of the Western honey bee in North America, but European beekeepers have recently claimed to be observing a similar phenomenon in Poland, Greece, Italy, Portugal and Spain, with initial reports coming in from Switzerland and Germany, albeit to a smaller degree. The cause (or causes) of the syndrome is not yet well understood and even the existence of this disorder remains disputed. Theories include environmental change-related stresses, malnutrition, unknown pathogens (i.e., disease), mites, pesticides such as neonicotinoids, emissions from cellular phones or other manmade devices, and genetically modified (GM) crops."

Coloquem as vossas plantas de flores na varanda, onde as abelhas lhes possam chegar. O seu numero tem descido assustadoramente e todo o pólen ajuda. 

9 comentários:

Manuela Araújo disse...

Sei muito pouco sobre o desaparecimento das abelhas, mas sei que elas morrem demais cá pela nossa terra.
Desde bem pequena que houve cortiços e colmeias cheios de abelhas numa pequena quinta da família. De há mais de 10 anos para cá, não há enxame que não morra.
Segundo a minha irmã que percebe mais um pouco, trata-se de uma doença, mas o certo é que é assustadoramente perigoso este desaparecimento das abelhas.
Estranho é também haver cada vez mais pessoas alérgicas à picada da abelha: estará relacionado? Quando eu era pequena, toda a gente era picada e nada acontecia. Nos últimos anos, e apesar de serem pouquíssimas as abelhas, ouço falar de imensa gente que vai parar ao hospital com uma simples picada de abelha. Mesmo aquelas que no passado foram picadas sem qualquer problema.

ntozei disse...

Também não sabia bem sobre esse desaparecimento, embora não seja de se espantar. A verdade é que eu sempre vi muitas abelhas, pois sempre morei em zonas não tão urbanizadas. Na faculdade, quando ia almoçar, elas logo se sentiam atraídas pelo suco ou refrigerante (existem apiários lá). Alguns locais ficam cheios delas: vendas de cana-de-açúcar ou sorvetes, por exemplo. Em casa, dependendo da comida sendo feita, elas aparecem também. É uma pena que estejam a desaparecer, por mais que eu reclame quando elas vem "atacar" minha comida, por temer alguma picada. Não tem como não admirar a forma de organização e trabalho delas - e a importância!

ecila disse...

Manuela, fico triste ao ouvir que os enxames também têm morrido em Portugal. Tenho quase a certeza que o aumento à alergia da picada está relacionado com o o que se passa. Afinal, o que as mata a elas (que sao tao vulneraveis) deve ser prejudicial ao humano também. O estranho sao os poucos estudos sobre o assunto, um assunto que é crucial para toda a vida no planeta.

Ntozei, o que descreves nao sao abelhas, sao vespas. As vespas é que sao atraidas pelo cheiro de comida pois além de se alimentarem de nectar alimentam-se tambem de restos (sao omnivoras). Fazes bem em ter cuidado, porque a vespa é um insecto mais agressivo. As abelhas alimentam-se somente de polen e nectar. Nao as vais encontrar a petiscar a tua comida ;-)

ntozei disse...

humm, sempre chamei de abelha aqueles rajados de amarelo e preto. Qual a diferença entre vespa e abelha, além da alimentação?

ntozei disse...

humm... fiz uma busca rápida no google. Nem sabia das diferenças entre abelhas e vespas. Da próxima vez, espero não errar =)

ecila disse...

Olá ntozei, as abelhas sao, em geral, mais pequenas e peludas do que as vespas. As asas também sao mais arredondadas, diria que sao todas elas mais arredondadas. Ambas usam o mesmo casaco às riscas amarelas e pretas, pelo que nem sempre é fácil distinguir a diferenca. Se já viste ambas várias vezes acabas por conseguir distingui-las facilmente. As que comem comida/restos sao de certeza vespas, mas as que bebem agua ou refrigerantes já podem ser abelhas, pois elas também precisam de liquidos e gostam do sabor doce. Espero que isto ajude um pouco :)

ntozei disse...

Ecila, ajudou sim. Acho que só observando sempre mesmo pra diferenciar umas das outras...

ntozei disse...

Ecila, ajudou sim. Acho que só observando sempre mesmo pra diferenciar umas das outras...

ecila disse...

Ah notzei, esqueci-me de mencionar que é melhor nao deixar as abelhas beberem refrigerantes, pois isso provoca a sua morte - daí ser importante deitar o liquido todo fora antes de pôr as latas/garrafas no lixo ou tapar.