quinta-feira, 16 de abril de 2009

Tirem a mão do nosso arroz

E já agora tirem também a mãozinha do nosso milho, batatas, dos nossos tomates (salvo seja), etc, etc e etc. É que já andamos mesmo fartos do mundo que temos, não dá para ver isso? Queremos mudar (eu e as mudanças) e somos muitos!

Assinem aqui:

http://www.greenpeace.org/international/campaigns/genetic-engineering/hands-off-our-rice/hands-off-our-rice

Do email enviado pela Greenpeace:

Dear friends,

The world's most important staple food is under threat and we need your help urgently.

Sign the petition

Rice is daily food for half of the global population. It has been grown around the world for over 10,000 years and is cultivated in 113 countries. For millions of people rice is not just a food - it's a way of life.

Bayer, the German chemical giant, has created a genetically engineered (GE) variety of rice that will put ourhealth, our agriculture and our biodiversity at risk.

The European Union (EU) will soon decide whether or not Bayer's GE ricecan end up on European dinner plates. But this will not only affect Europeans. If the EU approves the import of Bayer's GE rice, farmers in the US and elsewhere may soon start planting the manipulated crop.

Stopping GE rice is not just about consumer choice or the environment -it's a lot bigger than that. It's a matter of global food security,human rights and survival.

You can tell the EU to keep Bayer's hands off your rice - sign the petition.

Thanks for your help saving the world's most important food. Please send this onto your friends today - we don't have much time before the decision is made.

With best wishes
Jan, Natalia, Lisa and everyone on the rice team at Greenpeace

P.S Ecological farming is the safest solution to the food crisis and looming climate change disasters. By signing the petition you're adding your voice in support of global sustainability in the face of climate change.

Obrigada!

2 comentários:

Bruno Fehr disse...

Não assino pois os criminosos da Green Peace não sabem o que dizem e na verdade impedem que a resolução do problema da fome aconteça. Os transgénicos não são mais do que fazer o que natureza faz, mas sem esperar milhões de anos. Não existe um único vegetal que não seja transgénico, pois não existe um único vegetal que não tenha evoluído e criado defesas.

Se nalgum local do mundo, quem sabe numa montanha no Afeganistão existir milho inalterado tal como era há milhões de anos, ele será venenoso. O milho que temos hoje é já alterado pela natureza e homem e o que se faz agora e melhorar a aumentar ainda mais as defensas.

É por ser um tema sobre o qual é preciso ter conhecimentos, que os únicos que defendem a fim dos transgénicos são os ambientalistas e não os ecologistas. Os ambientalistas são leigos que actuam em grupos e recorrem regra geral a ilegalidades e até à violência para passar a mensagem das suas teorias sem fundamento. Os ecologistas são pessoas com estudos na área que acreditam que a manipulação genética é possível e que sabem que não é como os ambientalistas dizem, que um vegetal transgénico é uma bomba nuclear comestível.

Eu apelo ao boicote a este tipo de petições, pois não há qualquer fundamento cientifico nestas alegações.

ecila disse...

Bruno,

Dizes:
- que a greenpeace é criminosa.
Isto deve ser por causa dos métodos agressivos que por vezes a greenpeace utiliza. Não gosto de violência (não sei se este é o teu caso), mas resta perceber quem é o criminoso, se a greenpeace quando arriscam a vida para salvar espécies animais em perigo de uma morte injustificada, feita por métodos esses sim violentos, ou se quem mata e manda matar espécies altamente ameaçadas, por interesses económicos que falam mais alto e por vezes mascarados de pesquisa cientifica (cujos resultados nunca se sabem), espécies estas como a baleia e o tubarão (ver o documentário sharkwater). Cabe a cada um saber e sentir o que lhe choca mais, a uns choca os métodos usados pela greenpeace, a outros os métodos usados pelos governos. Quem mata no final? Por mim, não consigo imaginar o mundo sem a greenpeace. Mesmo com todos os seus defeitos.

- que impedem a resolução do problema da fome
Quem é que vai resolver o problema da fome? Os transgénicos? Não serão os transgénicos apenas mais um meio de tornar rico quem manipula o negócio, tal como o petróleo e o gás? Ou seja, mais um monopólio (!). Quanta fome matam os transgénicos em África, se empresas como a Monsanto esmagam os pequenos agricultores locais que deixam de ter meios para subsistir, quanta fome matará na India, quando esta empresa possui o monopólio total da venda e distribuição de sementes, levando ao suicídio de vários agricultores (http://www.dailymail.co.uk/news/worldnews/article-1082559/The-GM-genocide-Thousands-Indian-farmers-committing-suicide-using-genetically-modified-crops.html). A sério, acreditas mesmo que vai matar a fome no mundo? No meio disto tudo o pior é que estas empresas planeiam o controlo total da agricultura e faz parte dos seus planos eliminar quintas biológicas e pequenos produtores. Mas para entender o que estou a falar tem que se ver (até ao fim) documentários como "The world according to Monsanto" que se não encontrares na net, eu brevemente vou pôr aqui. Podes também ver http://stopogm.net/?q=node/568 que sempre é curtinho.

- que os transgénicos criados artificialmente pelo homem equivalem à evolução natural das espécies na natureza
Mas como é que qualquer mudança artificial criada pelo homem equivale aos processos lentos e necessários da selecção natural? Não entendo mesmo o teu ponto de vista. Podes dizer que a natureza e o mundo são muito adaptáveis o que é verdade, mas tudo tem os seus limites. Incluindo os limites para a saúde. Aconselho a leitura deste site (http://stopogm.net/) e de alguns blogs no meu blogroll, para começar. É que essa é uma afirmação que denuncia apenas falta de informação.Não há nem um engenheiro biotecnológico, nem um ecologista, nem um biólogo, nem um cientista sérios que afirmem uma coisa dessas.

- que os ecologistas não defendem os transgénicos
Aqui parece-me claramente que esses ecologistas são a excepção e não a regra. Todos os ecologistas que conheço e com quem falo (não conheço muitos é verdade) mostram-se preocupados com o facto dos transgénicos limitarem e drasticamente diminuírem a ecodiversidade, algo que constitui o focus dos seus interesses.

- que os ambientalistas recorrem a ilegalidades e violência
Se são ilegalidades heróicas então por mim sejam muito bem vindas. Violência isso já é muito questionável, pois nunca vi ou li que tenham usado violência. Ainda assim se alguém o fez, os ambientalistas são seres humanos, não santos. Não é uma desculpa (para mim não há desculpa para o uso da violência) é um facto. Há sempre quem adore pegar num caso e generalizar. A isso chama-se propaganda (seja vinda de quem for). Depois há as ilegalidades como as que estão a ser praticadas pelo grupo "field liberations" na Alemanha, que arranca plantas transgénicas dos campos de cultivo. Por vezes aquilo a que chamas ilegalidades não são mais do que formas de protesto, a forma de protesto mais acessível à população que não possui os meios económicos necessários para lutar de outra forma. E olha para a historia, são estes protestos que levam a um alerta da sociedade sobre coisas que não eram noticiadas e que constituíam ameaças aos humanos, aos animais e ao ambiente.

- que os ambientalistas dizem que um vegetal transgénico é uma bomba nuclear comestível
Nunca li tal coisa, o que li costuma estar bem fundamentado. Daí o meu interesse.

- apelas ao boicote destas petições
Apelar ao boicote da forma mais pacifica de protesto parece-me realmente estranho (principalmente quem chama os ambientalistas de criminosos). Quem quer assina, quem não quer não assina! É para isso que servem as petições, o problema é da democracia. Se muitas pessoas assinam, isso significa que muitas pessoas estão preocupadas com o que comem, com o que se esconde por trás da industria alimentar. Se quiseres faz uma petição a favor dos transgénicos e boa sorte. É que o mais estranho nisto é que se perguntarmos à maioria das pessoas se preferiam comer alimentos naturais, cujo processamento fosse transparente e obrigatoriamente descrito na embalagem, quase todos diriam que sim.

- que não há fundamento cientifico nas alegações
Quem disse que não há? Dizes tu. É que o problema está mesmo na batalha entre os estudos encomendados pelas empresas que defendem que não há perigo nos alimentos transgénicos e os estudos independentes que defendem o contrário. Com base nos estudos que apontam o MON 810 como perigoso para a saúde, é que a o governo alemão conseguiu bases para tentar proibir a plantação desta semente na Alemanha. E não foi o único, outros já antes o tinham feito como poderás ler no spiegel international. Ou achas que estas coisas de batalhas contra corporacoes incrivelmente poderosas se fazem com rumores e diz-que-disse?

Mas o mais simples seria ter a possibilidade de escolha. Se esta empresas fossem obrigadas a pôr nas embalagens dos seus produtos que estes são transgénicos, assim tu podias comprar os transgénicos todos que te apetecesse e eu evitaria comprar todos os transgénicos que pudesse. Seria justo para todos. Mas isso as empresas que têm o monopólio dos transgénicos não querem...preferem a falta de transparência. E esse é mesmo o maior problema de todos.

Pronto este foi o comentário mais longo da história dos comentários :)