sábado, 4 de abril de 2009

Os chimpazés hippies

Vanessa Woods

Bonobos














Os bonobos são uma espécie de chimpanzés que habita apenas uma determinada área de densa selva do Congo, em África, e foram descobertos em 1928 por Harold Coolidge. São uma espécie animal curiosa (eu acho muitissimo fascinante), pois andam em postura erecta (pensa-se que adquiriram a postura erecta - como os humanos - devido às exigentes condições da floresta onde habitam), vivem em estruturas sociais matriarcais (ao contrário da outra espécie de chimpanzés) e funcionam entre eles de forma igualitária (não são dados a hierarquias). Para resolver conflitos recorrem mais ao lema "make love not war" do que à agressividade (ao contrário da outra espécie de chimpanzés). Pensa-se ser a única espécie animal além da humana que tem sexo por puro prazer, e sexo faz parte do seu dia a dia, sendo utilizado também para resolver conflitos. Suspeita-se agora que esta é a espécie animal geneticamente mais próxima dos humanos (geneticamente não sei, mas tenho as minhas dúvidas quanto à semelhança com os humanos, cá para mim somos mais como os chimpazés comuns).
A existência dos bonobos, animais de que gosto tanto, encontra-se em perigo (what else is knew).

Sigo atentamente o blog da Vanessa Woods que trabalha como investigadora para o santuário "Lola ya" (ela também é jornalista de ciências, trabalha com o Discovery channel e escreve livros como este). O santuário Lola Ya acolhe os bonobos que são confiscados no mercado ilegal, onde uma cria de bonobo chega a atingir os 60.000 dólares. É neste local protegido que os pequenos bonobos são reabilitados para poderem voltar à floresta. Além desta tarefa importante e rara no Congo, o santuário esforça-se para educar e envolver a população local.

Gosto quando a investigadora Susan Savage diz que podíamos olhar para esta espécie não como normalmente olhamos para os animais, de forma inferior, mas como uma cultura diferente. Os bonobos, além de passarem o teste do auto-reconhecimento, aprendem rapidamente com os humanos coisas complexas como utilizar ferramentas, linguagem, fogo, etc, e nós bem que poderíamos aprender com eles, uma forma mais pacifica de existência. Susan Savage fala dos bonobos no vídeo abaixo:





Aqui poderão ver um pequeno vídeo sobre os bonobos e ler a reportagem da ABC News.

Repito o apelo que a Vanessa fez no seu blog, pois é a primeira vez que ela pede doações urgentes (e isso deixou-me apreensiva). As doações são feitas aqui e eles aceitam qualquer quantia.
Qualquer quantia.

Nenhum comentário: