quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Do absurdo

Eu que adoro a neve, hoje gostei menos um bocadinho. É que atravessar a caótica rede de transportes de Frankfurt, com dois posters, mala, carteira e chapéu de chuva, deixa de ter a sua piada passado um tempo (5 minutos). Confio tanta na organizacao alema que como boa portuguesa fiquei descansada que a informacao fornecida no website da conferencia seria suficiente para lá chegar. Claro que agora já sabem que vou dizer: "mas nao". Atencao: o underground de Frankfurt é um labirinto. Os labirintos nao sao um problema em si (sao giros), o pior é a falta de informacao. A única informacao sobre o labirinto encontra-se na plataforma onde se apanha o metro, ou seja temos que descer as escadas (umas quaisquer) para chegar à plataforma X e encontrar o mapa de underground! Informacao esta que como fica exactamente na linha do metro (!?!) temos que nos situar durante o espaco de tempo entre a chegada dos metros (sim, isto é tao absurdo que custa a acreditar ou até a entender!). Só para chegarmos à conclusao que o nosso transporte fica na plataforma Y e que temos que subir e descer escadas para lá chegar (com mala, carteira e posters).














Estao a ver? Ali no meio (entre as linhas dos metros) está a informacao sobre o labirinto, quem teve esta bela ideia é que eu gostava de conhecer...

Nota sobre os alemaes: Ao contrário do estereotipo, as pessoas foram a minha salvacao e a sua vontade de ajudar foi tao grande que mesmo debaixo de neve, vento, piso escorregadio e gelado, andavam mais uns metros só para me indicar a direccao certa. Ou o estereotipo está desactualizado (o que será de esperar com estereotipos) ou a minha cara e o meu ar metiam dó até a um robot. Aposto nas duas possibilidades.

Vou explicar como por direccoes num site de uma conferencia:
1° Informar dos transportes a partir da estacao principal (básico!) e nao apenas do ultimo transporte no percurso.
2° Nao dizer apenas o nome da estacao a parar e o numero do transporte mas também a direccao em que o transporte vai.
3° Se a estacao tiver várias saidas indicar qual a direccao mais próxima do destino.
4° Se a estacao final (de finalmente) de metro/bus ficar relativamente distante do local da conferencia, acrescentar o percurso pedonal a seguir.

Tudo isto ajuda muito a reduzir o tempo de viagem, principalmente em dias de neve intensa. Obrigada. Vou tomar um banho de espuma relaxado só para destressar (mesmo que esta palavra nao exista).

Um comentário:

Gi disse...

Os alemães e a Alemana são 5 estrelas; gosto muito; senti-me em casa lá.