domingo, 31 de janeiro de 2010

Gigante Monsanto - último lugar em ética


Esta semana, a Empresa suíça de investigação Covalence apresentou o ranking anual de ética de empresas corporativas mutinacionais. Para completar o seu índex de ética, a Covalence compilou sete anos de informação quantitativa e qualitativa sobre 581 empresas. O estudo baseou-se em 45 critérios que incluem legislação laboral, desperdício de gestão e direitos humanos. Tratando-se de um índex de reputação, o critério da Covalence incorpora ainda media, industria e documentos de organizações não governamentais (NGOs) na sua avaliação.

Monsanto, a gigante e poderosa multinacional especializada em produção de sementes transgénicas, ficou em ULTIMO lugar no ranking de ética. A empresa que lidera mundialmente o mercado de sementes geneticamente modificadas, tem sido, como sabem os leitores deste blog, alvo de várias criticas sérias quanto ao seu modo de actuar. Entre muitas das suas acções criminosas, encontram-se os frequentes processos de acusação injusta aos pequenos agricultores que lhe fazem frente.


Grande surpresa? Não. Estranho é que empresas criminosas como esta ainda sejam permitidas de sequer existir.

Podem verificar o resto da lista de empresas multinacionais sem ética aqui.

6 comentários:

Manuela Araújo disse...

Ecila
O seu blogue é a melhor maneira de saber notícias importantes sobre transgénicos, qual twitter, qual quê :)
Mais uma para levar daqui para o Sustentabilidade. Esta não pode deixar de ser divulgada! Qualquer dia ainda se zanga comigo ;)
Um abraço

ecila disse...

Manuela, esteja a vontade, esta é uma batalha que nao pode ser travada sozinha, temos que nos unir :-) Beijinhos!

Alessandro Moisés disse...

Acho interessante que a IBM tenha sido a mais ética com um passado tão sombrio.

Será que mudou tanto assim ao longo dos anos?

http://www.editoras.com/campus/20759.htm

ecila disse...

Alessandro Moisés, muito obrigada pelo link, já tinha visto alguns documentários que mencionavam o envolvimento de algumas empresas como a IBM com os nazis, mas gosto mais de ler :-)

A julgar pelo wikipedia (tendo em conta a falta de fiabilidade das fontes), parece que a empresa tem feito grandes esforcos para melhorar a sua imagem e o seu comportamento junto dos empregados. Nao sei se é verdade ou nao. De qualquer forma, a ética da IBM nos últimos sete anos (anos que abrangeram o estudo) é capaz de ser das melhores.

Unknown disse...

Olá.
Estou no meio de um TCC, que escolhi por razões pessoais, e agora me vejo preocupada com os resultados obtidos.Tenho duas filhas vegetarianas e a alimentação de ambas é essencialmente soja e outros grãos.Gostaria de que vc me desse maiores informações sobre a soja comercializada no Brasil.Tenho motivos pra me desesperar?Tenho o cuidado de utilizar produtos que constem nas embalagens que não são transgenicos.Mas isso é suficiente, podemos crer nas informações.E minha pesquisa são de alguns anos, como posso atualizá-las.Me assustou mto saber que a NESTLÉ, não dá informações sobre a procedência de seus produtos.Me ajude, e obrigada

ecila disse...

Rosemari, nao estou familiarizada com a situacao dos transgénicos no Brasil, nem com a sua legislacao. Posso no entanto adiantar que

1. quase nenhuma marca explicita a proveniência dos produtos que utiliza, pois nao sao obrigadas a tal. Se uma marca anuncia na embalagem que os produtos que utiliza nao sao transgénicos, isso é capaz de ser verdade. Calculo que seria ilegal anunciar informacao falsa (embora fique sempre a pensar quem é que faz a fiscalizacao a todas as marcas, principalmente em termos de utilizacao de quimicos pesticidas...)

2.Tente comprar alimentos orgânicos. Li algures que a marca Provamel, por exemplo, só utiliza soja organica, logo nao transgénica. Acho que a Provamel é uma empresa americana (ou será britanica?), vende-se aqui na Europa, é capaz de existir no Brasil também. Caso nao encontre, verifique nas marcas que aí existem, se a soja que utilizam é orgânica. Se for, vem na embalagem.

Pode actualizar a sua informacao nos links "Open your eyes" aqui do blog, principalmente na Plataforma Portuguesa por uma Agricultura Sustentavel e também neste excelente site: http://www.centrovegetariano.org/

Se encontrar mais info envio-lhe por mail (envie-me um mail). Espero ter ajudado!

Já agora, o que significa TCC?

:-)