sábado, 19 de setembro de 2009

Up

"Up" foi uma surpresa. Para nós adultos (oh para nós tão adultos que somos) o filme começa por não convencer. Pois, pois, uma casa a ser puxada por balões. O cérebro dos adultos consegue ser uma seca. Aos poucos o filme conquista-nos pelo humor, como a maioria dos cartoons Disney/Pixar. É interessante como rir nos faz baixar as armas. A mensagem é clara (estes filmes têm todos a tal mensagem), quantos de nós vivemos agarrados a sonhos antigos, a coisas que sempre quisemos fazer desde pequenos, sonhos que nos deixam cegos para ver a realidade e as possibilidades de novos sonhos? Pois, não sei quantos de nós, eu por acaso não sou nada assim, tenho uma péssima memória, lembro-me lá de sonhos antigos. Bom, mas o que queria dizer, é que conheço algumas pessoas assim. Que me dizem que se não conseguirem, sei lá, tirar um ano para navegarem no mar, nunca se irão perdoar ("sei lá" é como quem diz que conheço uma pessoa exactamente assim). E vivem nesta angustia. Calculo que irão morrer nessa mesma angustia, porque a vidinha de gente grande é um pouco mais chatinha que a de gente pequena (não é comum o patrão dizer, claro, claro, toma lá o subsidio de férias e o do Natal e vai lá concretizar esse teu sonho, manda postais sim?). O filme mostra-nos a necessidade de "deixar ir", olhar para o presente, para as pessoas no nosso presente, e investir em novos sonhos. Achei isso maravilhoso! Além disso a palavra esquilo entra muitas vezes, e já é sabido que eu gosto desse bichinho. Atentem na piada do esquilo que é genial. E mais, antes do filme per se, mostram uma animação sobre como se fazem os bebés que é soberba (para quem não sabe como se fazem bebés é indispensável). Não cheguem atrasados. Recomenda-se!

3 comentários:

jellyfish disse...

it was so surprisingly suspenseful and, of course adorable. i loved the humor, i will watch it again on dvd, because it is one of the best of the last years! love how you said that it's about giving up dreams and finding new ones.

ecila disse...

jellyfish, the capacity for letting go and move on is a necessary one, otherwise people don't grow up and risk becoming bitter and annoying. Also think it was one of the best, right after Finding Nemo.

I want a talking you-are-my-master-I-love-you dog!!! ;-)

jellyfish disse...

Dug: My name is Dug. I have just met you, and I love you.
[he jumps up on Carl]
Carl Fredricksen: Wha...
Dug: My master made me this collar. He is a good and smart master and he made me this collar so that I may speak. Squirrel!
[looks to distance for a few seconds]
Dug: My master is good and smart.
Carl Fredricksen: It's not possible!
Dug: Oh it is because my master is smart!