sexta-feira, 4 de setembro de 2009

E ela contou-me as suas experiências durante a guerra II

A Alemanha foi dividida em quatro partes nos anos a seguir à guerra. Antes disso, regiões da Alemanha, pura e simplesmente, deixaram de ser a Alemanha e passaram a pertencer à Polónia e à União Soviética. Milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas, as suas quintas, a sua terra, o seu país e andar quilómetros com o que pudessem carregar até chegar às regiões onde lhes era permitido ficar. Os meus avós foram dessas pessoas. Abandonaram a pequena quinta que tinham e atravessaram a pé parte da actual Polónia com os seus sete filhos. Dois deles morreram pelo caminho.

Eram os refugiados e chegaram aos milhares a uma Alemanha destruída. Estes refugiados não tinham nada e a Alemanha não tinha nada para lhes dar. Numa Alemanha praticamente destruida não existiam habitações, muito menos para os refugiados. As mulheres foram a grande força construidora do pós-guerra. Existem muitas fotos em que se vêm mulheres, idosos e crianças a recolher as pedras dos edifícios bombardeados. Os homens jovens escasseavam. Foram estas pessoas que, depois de lavar as pedras, construíram casas na nova Alemanha que não era um país. A Alemanha passou a quatro regiões divididas entre as nações vencedoras: os EUA, a União Soviética, a Grã-Bretanha e a França. Como não se conseguiam utensílios para viver, tudo foi aproveitado, fizeram-se panelas de capacetes militares, vestidos de pára-quedas, bases para ovos de granadas. Era o único material disponivel, relativamente abundante e a necessidade torna as pessoas criativas.

Berlim ficou dividido em quatro. Mas Berlim ficava no meio da Alemanha russa. E os russos não gostavam da ideia de ter os aliados no meio do seu novo território. Tentaram então expulsá-los com a estratégia de os isolar. Cortaram todas as estradas que levavam a Berlim ocidental. Se as pessoas não recebessem alimentos, não teriam outra hipótese senão desistir e entregar Berlim inteiro à União Soviética. Foi então que os EUA (e outros) estabeleceram um acesso aéreo para chegar a Berlim e fornecer os seus habitantes. O sucesso desta "ponte aérea" fez recuar os russos. As tensões continuaram. A guerra fria começava.

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!