domingo, 16 de agosto de 2009

Riso diário


Li numa revista alemã que a média de riso por pessoa na Alemanha é de 6 minutos diários, enquanto que em Portugal é de 18 minutos. O que me admirou - não o facto de viver num país em que as pessoas riem apenas 6 minutos por dia - foi darem o exemplo de Portugal e de mais nenhum outro país. Porque não deram como exemplo oposto à Alemanha, a Espanha, Itália, Grécia ou França? Seremos o povo que mais ri na Europa?


Adenda: Agradeço à Maria Rita pelo envio de fontes universitárias (nos comentários) que citam o estudo acima (muito obrigada Maria Rita!). Assim que consiga o estudo original (se existir), ainda que seja uma publicação alemã, disponibilizo o respectivo link.

Segundo a fonte citada (em alemão), os portugueses são, de facto, os líderes do riso na Europa (com os tais 18 minutos diários), as mulheres riem em média duas vezes mais do que os homens e as crianças riem em média até 10 vezes mais do que os adultos.

11 comentários:

GoncaloCV disse...

na volta esses 6 minutos são a rir de Portugal...ehehhe

ecila disse...

G!, de facto eles riem bastante (dentro dos parametros alemaes) do Durao Barroso ;-)

Rita Maria disse...

Acho que me lembro desse estudo e somos sim!!!

ecila disse...

Rita, obrigada pela resposta :) fiquei mesmo a pensar naquilo. Incrivel!

Benjamina disse...

Os espanhóis são muito mais alegres que os portugueses. É só ver como eles convivem mais, dançam mais, agora rir, isso não sei, mas faz mais sentido que também riam mais.
Se calhar os portugueses riem-se mais é dos políticos que têm :), pois mais vale rir que chorar :(.

ecila disse...

Benjamina, nao consegui encontrar o estudo original daí a minha dúvida. Mas o facto de terem dado Portugal como exemplo (o que é raro) fez-me pensar que nós seriamos os que mais rimos na Europa. Verdade se diga que cada vez que aí vou há sempre piadas e dizeres novos na boca das pessoas. Fico a sentir-me completamente aparte comicamente falando ;-)

(nem comento os politicos, porque...sem comentários)

volteface.book disse...

Eu confesso que me rio bastas vezes, mas muitas delas, talvez demasiadas, sózinho. Esse estudo parece-me fora de qq contexto sério.

ecila disse...

volteface.book, li o estudo numa revista de saúde - o que nao quer dizer que seja fiável. Já há uns tempos tinha lido um estudo semelhante, mas que fazia a comparacao entre várias cidades na Alemanha. Parece que vivo na cidade mais risonha da Alemanha - e por acaso tambem acho isso. Ainda assim nao quer dizer que o artigo seja fiável. O que eles dizem fazer é seguir uma amostra de sujeitos e gravar psicofisiológicamente o riso (questionários, sensores, gravadores?). Normalmente tento obter o artigo original de estudos que leio em revistas. Este ainda nao consegui...por isso ponho reticências na sua veracidade.

Tambem rio sozinha, principalmente se vejo o Seinfeld, o daily show, etc ;-)

Rita Maria disse...

Aqui também citam o mesmo estudo, mas também nao o encontrei: http://www.uni-protokolle.de/nachrichten/id/111428/

Rita Maria disse...

Mais aqui onde citam estas senhoras: Vgl. Sibylle Fritsch, Worüber Frauen lachen. Wien/ Frankfurt am Main 2001, S.69–71.

ecila disse...

Muito obrigada Rita Maria!!!
Estive a ver a tese da investigadora e a referência que ela dá é mesmo essa
Sibylle Fritsch, Worüber Frauen lachen. Wien/ Frankfurt am Main 2001, S.69–71

Como procurei em inglês, pensando que seria um estudo publicado a nivel internacional, nao encontrei nada. Afinal era um estudo publicado apenas em alemao.
Muito bom trabalho de investigacao :)