domingo, 9 de agosto de 2009

Idolos no Afeganistão

O documentário Afghan Star, vencedor do Sundance Festival 2009, acompanha o percurso de quatro concorrentes do programa Idolos no Afeganistão. Os participantes arriscam-se a serem assassinados pelos Taliban, pois cantar e dançar em publico transgride as leis islâmicas. A pedido do governo Afegão, um conselho Islâmico chega à resolução que não poderá haver mais danças na televisão, em sequência de danças efectuadas por concorrentes no programa. Felizmente os quatro concorrentes sobreviveram, mas o apresentador/produtor optou, mais tarde, por fugir para os EUA. Votar pelo concorrente preferido corresponde a um pequeno vislumbre de democracia que transcende os conflitos etnicos do povo afegão. Talvez a música lhes traga mesmo a liberdade.


"...once the Taliban were pushed out, a company called Tolo TV and a young producer named Daoud Sediqi, who repaired illegal TVs in secret during the Taliban years, came up with the idea for an "Afghan Star" television show in order to "move people from the gun to music.""

4 comentários:

Manuela Araújo disse...

O blogue Sustentabilidade É Acção mandou um selo para este blogue: "VALE A PENA FICAR DE OLHO NESTE BLOGUE"

ecila disse...

Manuela, muito obrigada! Sinto-me honrada :-)

ntozei disse...

Sugestão interessante. Descobri o blog enquanto buscava por sugestões de documentários e adorei as dicas que achei por aqui!

ecila disse...

ntozei, sou uma documentariodependente ;-)