quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Desligado(s)

Tenho um amigo alemão que me diz que nunca está a par das noticias, nem do que se passa no mundo. Ele trabalha na media e perguntei-lhe se essa seria a razão, pois calculei que se poderia fartar de trazer o trabalho para a sua vida pessoal. Também já conheceu vários presidentes norte-americanos, várias celebridades, viu-os a todos por trás do tube-tv, pensei também que poderia ser por saber algo que eu não sei (eu queria era cusquices). Ele respondeu-me que há uns anos teve que estar muito informado sobre o que se passava no mundo 30 anos antes. Teve que ler todas as noticias, as entrevistas politicas, estar a par das celebridades, ver reportagens, enfim, informar-se de tal forma, quase como se estivesse a viver naquele tempo. E aconteceu uma coisa extraordinária. Deu-se conta que a história, excepto alguns detalhes e nomes que mudavam, era a mesma que hoje. As palavras eram as mesmas, os políticos os mesmos, as guerras, as desculpas, e as frases também. E disse-me que, a partir dessa altura, deixou de ler noticias (claro que não tem televisão, mas a maioria dos meus amigos alemães não tem televisão, logo nada mais comum). E vive assim. Fora do mundo. Ou seremos nós que vivemos fora do mundo?

7 comentários:

Bruno Fehr disse...

Isso é uma realidade por aqui, as pessoas vivem mais na rua, Saem do trabalho vao a um bier garten com os colegas, à noite vão jantar fora com a família ou amigos, ou nem que seja para dar uma volta, não há ruas desertas só porque joga o HSV, ou o Bayern e se jogam os estádios estão cheios.
Nos restaurantes é raro ver uma TV, normalmente só as há nos Pubs por causa do futebol.
Sim, os alemães são menos informados, mas vivem como a vida deve ser vivida.

ecila disse...

Bruno Fehr, é verdade. As pessoas aqui vivem mais na rua, pois não há centros comerciais (ou há muito poucos). Ou seja, quando vão jantar fora, jantam literalmente fora e não dentro de um CC. A vida não pára, exactamente porque em regra a TV não é prioridade, os únicos restaurantes em que vi TV foram os portugueses e os italianos (sociedades cada vez mais parecidas também).

Só não acho que os alemães sejam menos informados. Pelo menos os alemães que conheço, excepto o amigo do post, são mais informados do que os portugueses que conheço (em média), nas mesmas idades e mesmos niveis universitários. A diferença é que a informação não lhes chega pela TV, mas mais pela leitura. Aqui é normal as pessoas assinarem jornais, quantas pessoas conheço em Portugal que assinem jornais? Nem uma (claro que existem, mas nao é comum, e aqui em todos os prédios se vê assinantes). E os alemães em geral lêem também mais livros (dado estatístico, perfeitamente observavel). Não disse no post, mas apesar deste meu amigo não ler/ver noticias, lê muito sobre estratégia politica, história, capitalismo, guerra, jornalismo, arte, cultura. Só não quer saber de noticias. Conhece-se por vezes pessoas interessantes :)

ntozei disse...

Eis a idéia do Eterno Retorno!

ecila disse...

ntozei, padroes ciclicos sem dúvida ;-)

volteface.book disse...

Vivemos num dos muitos mundos. O da televisão é dos piores possíveis.

ecila disse...

volteface.book, concordo 100% :-)

Rita Maria disse...

Eu teria assinado um jornal em Portugal se pudesse, mas tirando os regionais, é impossível...