quarta-feira, 9 de junho de 2010

Buraco na Guatemala

Este buraco gigantesco parece uma daquelas brincadeiras que as pessoas reenviam sem verificar a sua veracidade. Neste caso, é verídico. O buraco apareceu no Domingo passado na cidade de Guatemala, depois da tempestade tropical Agatha.
Segundo geólogos a situação é perigosa (não parece nada). Tudo indica que a natureza apenas acelerou um processo já iniciado por acção humana. As causas incluem as caracteristicas de parte do subsolo da área ser de origem vulcânica ainda não solidificada em rocha e a construção urbana feita em cima de solos mal estudados. Adianta-se ainda a possibilidade de ocorrência de rebentamentos no sistema de tubulação e esgotos da cidade devido à chuva intensa.


É curioso verificar que algo parecido já tinha acontecido em 2007, como poderão ler no excelente blog português de geologia Terra que gira. O buraco que se abriu em 2007 tinha 100 metros de profundidade, semelhante ao actual. Na altura os cientistas que analisaram o fenómeno, avisaram o governo da forte probabilidade de buracos semelhantes poderem surgir novamente. O governo, talvez por falta de verba, nunca respondeu ao aviso.

Buraco (Dolina) em Guatemala em 2007

Noticia no Discovery News
Noticia no National Geographic

2 comentários:

Manuela Araújo disse...

Olá Ecila

Eu vi a notícia há dias, e tive a sensação de um "deja vu", mas logo a seguir confirmei que o mesmo tinha acontecido em 2007. É uma coisa deveras estranha!

ecila disse...

Olá Manuela :) alguém devia estudar isto mais a sério. Porque este ultimo buraco entao é incrivel! :-o