segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Vomitante

"Durão Barroso quer impor cultura de OGM na União Europeia
08.02.2010
AFP

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, quer relançar o processo de autorização da cultura de dois organismos geneticamente modificados (OGM) considerados polémicos, muito rapidamente depois da entrada em funções da sua nova equipa na próxima semana.

Esta notícia foi confirmada à AFP por várias fontes europeias, afirma a agência noticiosa.

"A autorização da cultura de milho MON 810 e a batata Amflora é uma das suas prioridades", indicou uma fonte do interior da Comissão Europeia, sob a cobertura do anonimato.

"Ele quer avançar muito depressa para se desembaraçar deste problema que o afectou no seu primeiro mandato", confirmou um responsável europeu.

A primeira reunião da nova Comissão está agendada para dia 17 de Fevereiro, "mas a agenda de trabalhos está ainda em preparação", precisou a porta-voz da Comissão, Pia Ahrenkilde Hansen.

A multinacional Monsanto espera pela renovação da autorização de cultura do MON 810, único OGM que é actualmente cultivado dentro da União Europeia, enquanto a BASF batalha pela sua batata.

Com efeito, estão em jogo enormes interesses financeiros: a BASF estima entre 30 a 40 milhões de euros que poderão ter origem na Amflora, se a sua cultura for autorizada.

"Barroso não raciocina de outra forma que não seja em termos de mercados e de relações comerciais", sublinhou o responsável europeu. "Ele baseia-se em avisos científicos que dizem que os OGM não apresentam riscos para a saúde, mas não se preocupa com as possíveis consequências a longo termo para o Ambiente", lamentou a fonte do interior da Comissão Europeia.

A partida do grego Stavros Dimas, comissário do Ambiente que se opunha à cultura dos OGM, facilita a tarefa a Durão Barroso, que, no entanto, terá de considerar as reticências dos Estados. Seis países, entre os quais a França e a Alemanha, interditaram a cultura do MON 810 e onze Estados pediram autorização para interditar todas as culturas de OGM.

Barroso sofreu uma derrota política no ano passado quando 22 países votaram contra a sua proposta para levantar as interdições e os Governos europeus são actualmente muito reticentes à autorização para produtos OGM. Isto devido à oposição da opinião pública, inquieta com a possível toxicidade destes produtos."


Além do que está no titulo este homem é um vendido.

Hoje no Publico

6 comentários:

Benjamina disse...

Eu estou pasma...

Manuela Araújo disse...

Ecila
Isto é inacreditável! É uma falta de consciência!
Vou divulgar também esta vergonha!

Anônimo disse...

money...money...money...

ecila disse...

Benjamina, ainda estou em choque...

Manuela, queria fazer algo a sério. Só nao sei bem o quê :-( Isto é MUITO grave!

voz a 0 db, essa criatura só responde a isso mesmo, sao os únicos valores que conhece. Um lambe-botas :-P

Manuela Araújo disse...

Ecila
E que tal uma petição?

ecila disse...

Manuela, nunca fiz uma peticao, mas já assinei bastantes ;-) Podemos falar por mail entao.
Beijinhos!