domingo, 13 de dezembro de 2009

Em Copenhaga


"Durante o dia, continuámos com as conferencias no klimaforum, desta vez abordando os limites do crescimento e desenvolvimento num planeta de recursos limitados. Mais uma vez se reforça a necessidade de uma mudança de sistema, de um corte com a politica economica actual.
À tarde, acompanhamos uma discussão sobre a divida ecologica, e muitos testemunhos na primeira pessoa de povos que sentem na pele as alterações climáticas e o sugar dos recursos naturais por parte das multinacionais.
A familia dinamarquesa que nos albergou nos primeiros dias confessa-nos que não podem mais ouvir falar em clima. Nos últimos meses, tem havido tanta publicidade em todo o lado e a toda a hora que, acabou por obstruir qualquer tipo de interesse em informação alternativa ao encontro que se realiza no Bella Center. Os habitantes de Copenhaga entendem porque vieram pessoas para as manifestações, mas temem o dia 16. Os mais velhos não entendem de todo, pois têm como garantido o "bom resultado" das decisões do COP 15. Partilhamos com eles as informações acerca dos encontros alternativos, e a reacção é a surpresa: "Mas, este homem é muito conhecido aqui!"
Assim, abrimos mais uma janela, e, pelo menos esta familia vai fazer o esforço para entender o que está por trás de toda esta loucura de publicidade.
Hopenhagen está por toda a parte, uma campanha que rapidamente se transforma em Shopenhagen no backstage. Existe um mega aproveitamento publicitário por parte das grandes multinacionais, o famoso green wash. "Somos todos pró-ambiente, pró-planeta." Há muita, muita gente zangada e ofendida."

Seguir o que se passa em Copenhaga no Projecto 270.

2 comentários:

Ariadne disse...

Nao é novidade o facto de as empresas se aproveitarem de ocasioes como estas... Aparece no meu blog, deu-lhe vida hoje nesta noite de insónias...

ecila disse...

Ariadne, pelos vistos nao sao só as empresas a aproveitarem-se do tema ambiental, os governos também. Vale a pena seguir o diário de viagem de alguém que realmente participa nos eventos da gigantesca conferência climática de Copenhaga. O pessoal do projecto 270 é fantástico. Quem me dera também lá estar!

Se nao fossem as insónias nao existiam blogs lolol ;-)