segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

É mais ou menos isto

Adoro a Alemanha no Natal. Por todo o lado vejo luzes de bom gosto nas janelas, nos canteiros, nas árvores dos quintais. Um requinte de magia que muito aprecio, que aliás, adoro. Não adoro Portugal no Natal. Gosto, mas não adoro. Porque excepto o centro de Lisboa, o resto é feito de pais natais de plástico ou material insuflável a subir por todo o lado do prédio, inclusive já vi pais natais a sair de chaminés gigantes em plenas varandas particulares, luzes psicadélicas indutoras de ataques epilépticos, enfim, um desfile de mau gosto a condizer com... a falta de bom gosto urbanístico e arquitectonico.

Se na Alemanha sorrio ao ver as magnificas decorações que me aquecem o coração com a sua aparente magia, em Portugal todos os anos (desde que as lojas baratas passaram a fazer parte da sociedade) rio-me a sério, acho tudo muito cómico. Mas não consigo decidir qual o que prefiro, se a magia se o gozo. É que rir faz bem. Mas a magia traz-me paz.

2 comentários:

Rachelet disse...

Tens razão. Dá a impressão de que o Natal em Portugal é coisa recente e ainda não sabemos como fazer, por isso importamos o que de pior gosto se faz lá fora.
Mais valia a tradicional Consoada, o Menino Jesus e a Missa do Galo a esta rambóia de plásticos e pais natal do chinês pendurados nas janelas.

ecila disse...

Rachelet, pode ser que com o tempo apuremos o nosso gosto. Embora, ao olhar para os nossos edificios e o nosso gosto urbanistico, tenha as minhas duvidas :-|