quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Causas ambientais associadas com aumento de Alzheimer

Um estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde americano encontrou uma ligação significativa entre elevados níveis de nitratos no ambiente e na comida, com o aumento de mortes causadas por algumas doenças, incluindo Alzheimer, Diabetes e Parkinson. O estudo foi publicado no Journal of Alzheimer's Disease (Vol.17 (3), 2009).

Os investigadores procuravam ligações nos ratios de mortalidade causada por doenças associadas com o envelhecimento, tais como Alzheimer, Parkinson, diabetes, doenças cerebrovasculares, e também HIV. Foi assim que encontraram fortes associações entre o ratio de morte de Alzheimer, Parkinson e diabetes com o progressivo aumento de exposição humana a nitratos, nitritos e nitrosaminas através de comidas processadas e conservadas, assim como através da utlização de fertilizantes. Outras doenças incluíam HIV, doenças cerebrovasculares e leucemia, que não demonstraram qualquer associação com exposição a estas substâncias. Os autores adiantam que a exposição a estas substâncias revela um relacionamento critico na causa, no desenvolvimento e nos efeitos do aumento destas doenças insulino-dependentes.

Segundo De la Monte, a líder do estudo, "Tornámo-nos uma geração 'nitrosamina", "recebemos um aumento de exposição destas substâncias através da utilização abundante de fertilizantes, na agricultura, contendo nitratos. (...) Não só os consumimos através de produtos alimentares pré-processados, mas também por contaminação dos solos e recursos de água utilizados na irrigação, no processamento da comida e bebidas". Ela ainda comenta que "Todas estas doenças estão relacionadas com um aumento de resistência à insulina e deterioração de ADN. Os seus valores de prevalência aumentaram radicalmente nas ultimas décadas e não demonstram sinais de estabilização (ou seja, continuam a aumentar). Mas porque num período curto de tempo observámos um aumento dramático em incidência e prevalência nestas doenças, acreditamos que isto se deva a exposição ambiental e não a etiologias genéticas/mudanças genéticas" Ela reforça que "(...) é uma tendência que se verifica em todos os grupos etários, dentro de cada categoria de doença, indicando que estas tendências não estão relacionadas com uma população envelhecida".

Podem ler o resto do artigo (em inglês) aqui.

(a tradução é minha)

4 comentários:

ntozei disse...

Obrigada por compartilhar. Eu evito vários alimentos processados e agora tenho mais um motivo pra isso.

ecila disse...

ntozei, é realmente um motivo muito forte. Beijinhos!

vera disse...

sim, e um pesadelo a alimentacao americana ... e mesmo o biologico e duvidoso ...
basta ja nao como mais candy apples !
gosto muito de te ler mas o teu blog esta com um problema qualquer que me impede muitas vezes de aqui entrar ...

ecila disse...

Vera, obrigada pelo aviso. Nao sei o que se passará, mas espero que passe rapido. Será que há mais pessoas com o mesmo problema?!?