quarta-feira, 1 de julho de 2009

"Vamos chamá-las barbies"

"O livre segredo de toda a mídia - escrita ou audiovisual - é a sua dependência total da publicidade. Este facto é a causa do claro conflito entre o bem-estar do publico e o interesse das corporações empresariais: se a Lancôme, Dior, e La Praire pagam por anúncios de tratamentos anti-rugas (injeões ou cremes), pode uma revista dar-se ao luxo de retratar fotos não modificadas (por photoshop) de mulheres bonitas, confiantes, seguras, acima da idade dos quarenta? A resposta é: não. "
Elena Rossini, responsável pelo projecto The Illusionists
(tradução minha do texto original em inglês)




(video de Naomi Wolf, autora dos livros "The Beauty Myth" e "The end of America")

2 comentários:

subtilezas disse...

iésse, é o dinheiro que move tudo, ou quase tudo. estes ideais de beleza contemporâneos são uma bela treta. as mulheres são, na generalidade,umas burras, esta cena toda da emancipação mete nojo, temos todas de ser belas ao deitar e acordar, ter uma carreira aliciante, uma vida social estupenda, filhos (aos 40) e estar magras e mamalhudas até aos 50 (pelo menos). esta naomi é bem mais bonita que a outra, a doida histérica escanzelada q bate nas pessoas e desfila na passerele.

ecila disse...

Mas é que nada disto é emancipacao, isto é a historia reciclada dos anos 50. Estranho que as mulheres nao só vao na cantiga, como reforcam o problema, rebaixando-se umas às outras, sendo criticas quanto ao fisico da mulher (e muito menos quanto ao do homem),chamam-se cabras (como se estivessem num clip de hip hop de baixo nivel), enfim...eu nao entendo. Tens toda a razao.