quarta-feira, 28 de abril de 2010

Estamos todos muito contentes

Com o retorno da mãe preocupada.

"Diz-se por aí que Portugal não se sabe vender, nem a si próprio. Mentira. Os portugueses é que não sabem comprar." Mãe preocupada

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O diabo na Igreja

Desde criança que não confio em padres. Desde que fugi do padre de Mértola como quem foge do diabo. Um padre bem falante que todos os pais adoravam e em quem confiavam. Um padre muito progressista até. Para mim foi fácil, apenas de férias, e com uma mãe nada religiosa (graças a Deus), bastou-me pular do seu colo asqueroso, fugir e continuar as minhas férias de aventuras sem pensar no assunto duas vezes. Devia ter uns 10 anos de idade. Sei que aquele padre abusava de crianças, daqueles que não se sabiam defender. Tenho a certeza absoluta. E sei que fugi porque pude, mas imagino a quantidade de crianças de Mértola que não tiveram a mesma sorte, nem a mesma força.

As pessoas esquecem-se muitas vezes do que é ser criança. Eu confiava nos adultos, para mim eles eram os cuidadores, mesmo quando não eram os meus pais. Era uma grande confusão na minha cabeça quando esses adultos demonstravam comportamentos abusivos, e acredito que a maioria das mulheres (calculo que homens também) quando crianças/adolescentes, passaram por situações perigosas ou estranhas vindas de adultos.

O que lembro foi de tentar avisar a minha mãe que aquele homem tinha tentado tocar-me em sítios menos próprios, mas ela nem ouviu. A confiança e admiração que ela tinha naquele padre era tanta que nem percebeu o que eu criança lhe tentava explicar. Porque uma criança não descreve a situação como um adulto. A criança tem vergonha, não sabe como falar de coisas destas com os pais, e pior, quando tenta avisar os pais e estes minimizam a situação, ou não escutam, a criança fecha-se. A criança diz apenas algumas palavras na esperança que o adulto adivinhe o resto, que faça perguntas, que queira saber mais. Já é difícil ter a coragem de contar, mas quando se sente rejeição ou negação do outro lado, a desilusão e o desapontamento no adulto em quem mais confia no mundo leva a criança a julgar-se sozinha e a fechar-se.

Sei que aquele padre abusou de crianças. Não preciso de dados, nem de noticias, nem de relatos, nem de dúvidas, nem de questionários. Sei porque sei mesmo. Safei-me de boa (uma bem má que me poderia ter traumatizado para sempre), mas sei que outras crianças caíram nessas mãos, crianças que viviam em Mértola, cidade extremamente religiosa, que frequentavam a catequese, mais a igreja, mais os pais que os pressionavam a comportar-se como era esperado, mais os pais que bajulavam aquele ser repugnante, que até nem parecia nada, se ouvissem bem aquela conversa que só causava admiração pela bondade e pela sabedoria.

A profissão de padre é ideal para homens com tendências pedófilas. Pedofilia não é sinal de debilidade mental. A pessoa pode ser muito bem falante, inteligente, aparentemente bondoso, ser até activo na prática religiosa do bem, como ser caridoso, bom ouvinte, etc, e mesmo assim ser pedófilo. Pedofilia é um distúrbio sexual, que como muitos outros distúrbios sexuais não interfere nem com o desempenho profissional, nem com a vida familiar que a pessoa, com o intuito de se integrar na sociedade, mantém.

Ser padre é das melhores profissões para um pedófilo por várias razões: Primeiro, os pedófilos não têm, em geral, atracção por adultos, e na sociedade normal sentem-se, tal como todos, pressionados a constituir família, e muitos fazem-no. A religião católica é neste ponto o paraíso dos esconderijos, não só não tem que manter relações amorosas com adultos, como nem pode. É perfeito; Segundo, a profissão de padre induz confiança total nos outros, principalmente nas famílias que frequentam a igreja, traz um poder que um pedófilo não usufruiria noutro contexto. Um poder tal que facilita o abuso. Os pedófilos sabem disso; Terceiro, o acesso fácil às crianças, através de colónias, de grupos de estudo, de actividades na igreja, a possibilidade de estar a sós com crianças com o consentimento absoluto dos pais. Melhor do que isto é impossível; Quarto, a religião católica funciona como uma irmandade secreta, ou seja, protege os seus mesmo quando estes infringem as regras. Os pedófilos sabem que poderão abusar de crianças e mesmo assim serem protegidos pela irmandade que tentará tudo para abafar os casos (proteger os irmãos para proteger a irmandade). E eles sabem disto há muito tempo, há séculos que assim é.

Mas, e isto é importante, apesar de a profissão de padre ser o paraíso dos pedófilos pelas razões acima referidas (e outras que só os próprios pedófilos conhecem), isto não significa que todos os padres sejam pedófilos. Obviamente. Há homens que escolheram o caminho religioso da igreja católica por vocação, por amor a Deus ou mesmo por amor à instituição religiosa. O facto é que as pessoas não podem ficar cegas aos sinais que as crianças transmitem, apenas porque confiam cegamente em alguém. Os padres não são representantes de Deus, pois não foi Deus que os nomeou directamente, os padres são representantes de uma instituição religiosa, cheia de muitos defeitos mesquinhos humanos como todas as instituições religiosas. Todas. E pessoas como os pedófilos sabem aproveitar-se desses defeitos.

Abaixo vejam um excelente documentário sobre o assunto, chamado Deliver Us from Evil (2006). Relata o caso verídico do padre católico Oliver O'Grady, ganhou o prémio de melhor documentário do Los Angeles Film Festival e foi nomeado para oscar de melhor documentário 2006.

sábado, 24 de abril de 2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Olha quem vem lá

Tive um colega que assobiava "lovely head" dos Goldfrapp sempre que eu entrava na sala. Isto porque lhe dei grandes secas desta musica, na minha play list laboral (não pela minha lovely head). Aquilo depois não lhe saiu mais da cabeça, queixava-se ele. Se algum dia sofrer daquela doença cerebral estranha descrita pelo brilhante Oliver Sacks, em que a pessoa ouve uma musica repetidamente dentro da própria cabeça como se estivesse a ouvir rádio, acho que vai ser esta.



Versão completa

Não pode haver um niquinho de sol, raro nesta terra florida, que não me deixe neste estado musical (só não entendo como é que as temperaturas para hoje variam entre os 19 e os 2 °C)

Gossip

Gosto muito das canções dos Gossip (The Gossip). Encontrei esta entrevista em que alguns membros (incluindo a vocalista Beth Ditto) falam do que é ser um adolescente gay, o que aprenderam, os conflitos que enfrentaram. Não mencionam a musica, que é tão fixe, mas como falam de uma forma tão aberta e transparente creio que vale a pena ouvir.





Eles estão tão "in" agora que não é muito cool mencioná-los... isso ainda me dá mais vontade de falar no assunto (ha ha ha). De manhã, ao despachar-me é o que gosto de ouvir aos pulos a caminho da casa de banho. Estou aos pulos agora, por exemplo. Um pouco difícil de aexcrever este post.

sábado, 17 de abril de 2010

Ressuscitação

Estive 15 dias sem internet (não sei se repararam). Sobrevivi à conta de livros e radio. Custou mais do que imaginava. Hoje um senhor muito simpático (mesmo que não fosse depois de me instalar internet transformou-se no príncipe encantado) lá me trouxe de volta à vida virtual. Podia ficar a actualizar-me, vão ser horas de leitura e navegação virtual, mas como está sol, coisa mais do que rara nesta terra florida, vou passear.

Se estivesse em Lisboa ia à manifestação anti-transgénicos! Não se esqueçam, hoje no Rossio às 15h. Manifestem-se por mim :-)

A ver se este blog retoma a vida...

terça-feira, 13 de abril de 2010

Passar palavra



"ALGUÉM QUER ARROZ TRANSGÉNICO?

Manifestação Dia 17 Abril, sábado, às 15h na Praça do Rossio, Lisboa

A Plataforma Transgénicos Fora convoca todos os cidadãos a manifestarem-se contra a proposta de introdução de arroz transgénico na União Europeia, no dia 17 de Abril a partir das 15h na Praça do Rossio em Lisboa. Com esta concentração na Praça do Rossio pretendemos informar e chamar a atenção de todos sobre esta situação, e mostrar que os cidadãos portugueses não querem a aprovação de arroz transgénico produzido e consumido em Portugal. Teremos banca informativa, jogos, música e um enorme arroz doce biológico para partilhar! :)

Esta manifestação está integrada num dia internacional de acção contra os transgénicos, focando-se no actual problema da tentativa de introdução de Arroz Transgénico em Portugal, e representando solidariamente também o dia da Luta Camponesa.

Os transgénicos ameaçam a nossa saúde e o meio ambiente. Contaminam outros cultivos e destroem a agricultura familiar, agravando a fome no mundo. A coexistencia não é possível. Somos consumidores/as e agricultores/as e temos o direito e a responsabilidade de conhecer e decidir como e onde se produzem os nossos alimentos.

Alguns dos perigos destes cultivos para o meio ambiente e para a agricultura são o aumento do uso de tóxicos (pesticidas e herbicidas) na agricultura, a contaminação genética, a contaminação do solo, a perda de biodiversidade, o desenvolvimento de resistências em insectos ou os efeitos não desejados noutros organismos. Os efeitos sobre os ecossistemas são irreversíveis e imprevisíveis.

Os transgénicos reforçam o controlo da alimentação mundial por parte de meia dúzia de empresas multinacionais. Os países que adoptaram massivamente o cultivo de transgénicos são agora exemplos crassos de uma agricultura não sustentável. Na Argentina, por exemplo, a entrada massiva de soja transgénica exacerbou a crise da agricultura com um alarmante aumento da destruição dos seus bosques primários, o deslocamento de camponeses e trabalhadores rurais, um aumento do uso de herbicidas e uma grave substituição da produção de alimentos para consumo local.

A solução para a fome e desnutrição passa pelo desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e justas, pelo acesso aos alimentos e emprego de técnicas de agricultura ecológicas. A indústria dos transgénicos utiliza o seu poder comercial e influencia a política para desviar os recursos financeiros que requerem as verdadeiras soluções.


Por estes motivos contamos com a vossa presença em Lisboa, no Rossio às 15h para participar e animar a Manifesta!, representando um momento importante para informar e demonstrar uma posição pública sobre a tentativa da Bayer de introduzir a produção de arroz transgénico para consumo humano em Portugal. O Governo português ainda não tomou posição sobre isto, mas calcula-se que se os cidadãos não se manifestarem, dirá o Sim à Bayer e daí a termos todo o arroz português contaminado é um pequeno passo... que não queremos dar!

Arroz Transgénico - Situação Actual:
Portugal é o país da Europa que mais come arroz, per capita. Este cereal representa um pilar central na nossa alimentação e cultura gastronómica. E até agora não havia arroz geneticamente modificado em circulação na União Europeia.
Neste momento a Bayer, uma multinacional alemã, pretende importar para toda a União Europeia uma variedade de arroz geneticamente modificado, para consumo humano. Este arroz GM foi manipulado para aguentar elevadas doses de um herbicida (glufosinato de amónio) que mataria as variedades convencionais. Mas não há país nenhum no mundo que cultive arroz transgénico para fins comerciais e, além disso, o glufosinato de amónio é tão tóxico que já está oficialmente prevista a sua proibição na União Europeia. No entanto a Comissão Europeia quer a sua aprovação e está previsto que seja votado em Bruxelas (ainda não há data marcada) se este arroz LL62 da Bayer vai ou não poder chegar aos nosso pratos. Se houver aprovação, países como os Estados Unidos poderão começar a exportá-lo (nos estados unidos ja pode cultivar só não existe mercado no momento. então podem cultivar mas no existe incentivo para cultivar). E a partir daí a contaminação vai liquidar o arroz não transgénico, como já está a acontecer com no milho e na soja.

Aconteceram vários casos de contaminação nos estados unidos em 2007, que resultaram numa crise que seguiu para os produtores de arroz americanos, tornando o mundo irreversivelmente dependente de uma empresa cujo único objectivo é o lucro.É um mau negócio para todos, mas é um excelente negócio para a Bayer.

Se não quiser assistir passivamente a este desfecho, junte-se a nós Dia 17 Abril, sábado, às 15h na Praça do Rossio, Lisboa, para uma concentração pública e criativa em que todos juntos podermos mostrar publicamente que não queremos a aprovação do arroz transgénico para produção e consumo humano. "

domingo, 11 de abril de 2010

twinkle twinkle

See below for a wonderful video for Vital's "Airport", directed by TAKOM (Takafumi Tsuchiya)- use headphones and play loud for full audio-visual experience:

VITAL "Airport" from VITAL on Vimeo.

download it for free here.

via Das Kraftfuttermischwerk